quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Como estão seus fundamentos?

Antes de começar queria esclarecer que todos os textos seguintes seria um passar a limpo de todas minhas anotações e estudos que quero compartilhar aqui. Então vamos lá :]

/ Você não pode se intitular artista e de excepcional qualidade, se você não possuir sólidos conhecimentos em composição, perspectiva, anatomia, valores, luz e sombra, expressão gestual, formas, cores...

São diversos pontos a serem extremamente explorados, o que demanda um certo tempo e dedicação. É claro que você não irá aprender isso em dias, semanas..pelo menos na minha opinião. Isso se trata de um aprendizado diário, que requer prática e muito tempo, mas muito tempo para consolidar tais conhecimentos. Diria meses, ou até anos :p

Então, se você gosta de desenhar, seja por hobby ou pelo lado profissional, vale a pena estudar tudo isso. Seja fazendo cursos, vendo tutoriais, workshops online e etc. A internet ta aí, muito conteúdo bom a ser estudado e de graça.

Conselho que dou: nunca é tarde pra começar ou continuar. Estude de forma concisa e focada. Eu sei que desenhar apenas por desenhar é divertido, mas algumas vezes feitos com um objetivo específico em mente, é mais importante. Desenhar é a tentativa e o erro.

Errou? Ta feio? Refaça! Aprendi assim e continuo aprendendo, claro. /

Aqui um trecho bacana na qual tirei do Concept art blog, na qual Robh Ruppel fala um pouco sobre seus processos:

“Quando estou trabalhando em algo complexo e confuso eu sempre acho útil voltar às formas básicas, às grandes massas (formas) e direção da luz. Eu começo com as formas e fico ciente do design e da silhueta, e então quais são as formas mais importantes e como a luz irá reagir sobre elas. Uma vez que isso está resolvido na minha mente eu posso adicionar detalhes, mas serão sempre subordinados às formas maiores (os big shapes).
Quanto mais faço arte mais eu descubro que não se trata de qual “brushes”, truque ou técnica se usa, se trata dos fundamentos da arte: desenho, observação, cores… essas coisas.” (Robh Ruppel)


Ampliando sua visão além do túnel

Se você é obcecado por animé, mangá, super-heróis, comics, fantasy art, ou qualquer outro estilo, faz trabalhos do gênero e não está tendo uma exposição ou feedback esperado, tente melhorar seu networking.

Se relacione melhor na art community. Entre em forúns, peça opiniões em Threads que abordem críticas, feedback, como assuntos principais ali discutidos ;]

Quer queira ou não, a art community meio que torna artistas homogeneizados e cabe a eles procurarem seus diferenciais fazendo trabalhos com as mais diversas influências e estilos.

Então experimente e encontre seu estilo ;]




Nenhum comentário:

Postar um comentário